Projeto Braçal Forte
A fotorreportagem Braçal Forte é um projeto que retrata a atuação da Polícia do Exército na intervenção federal do Rio de Janeiro, produzido pela fotojornalista Paula Mariane.
Neste projeto, a intervenção federal foi registrada sob uma perspectiva ainda pouco explorada, retratando uma das tropas mais aptas para atuar em operações de Garantia da Lei e da Ordem. Por meio de imagens e relatos, a fotorreportagem revela as motivações e a responsabilidade de vivenciar, diuturnamente, os desafios para restabelecer a segurança no Estado do Rio de Janeiro.
Sobre a fotógrafa
Paula Mariane Silva da Costa, 21 anos.
Atua como fotógrafa há 7 anos. Formada em Jornalismo na Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). É idealizadora do projeto "Laços de Honra - O outro lado do Exército", no qual documenta a trajetória do oficial combatente do Exército Brasileiro, sendo a primeira civil a realizar uma série fotográfica de longa duração na força terrestre. Desde 2012, trabalha como professora de fotografia no Grupo Imagem Núcleo de Fotografia e Vídeo, ONG localizada em Sorocaba, interior de São Paulo. Na mesma ONG, ministrou voluntariamente a "Oficina de Fotografia Jovem Cidadão", onde formou mais de 250 jovens.Com 18 anos, teve duas fotos selecionadas entre as 50 melhores na categoria Retrato do Sony World Photography Awards 2016, considerado um dos maiores prêmios de fotografia do mundo. Em 2018, a fotógrafa representou o Brasil em um curso sobre resolução de conflitos, realizado na Suíça.